por: Ruan Teixeira

Foto:/ Ruan Teixeira:/ Justino Queiroz

Em um bate papo com o jornalista Ruan Teixeira, sobre a pandemia do Corona Vírus, o professor e Biólogo Justino Queiroz, disse que uma ação que cabe ao governo federal é garantir a distribuição de renda nesse período de quarentena, onde os menos favorecidos sofrem com a pandemia da COVID-19.

“No encontro do G20, que teve início nesta quinta-feira, já sinalizou-se, em detrimento do Coronavírus, a injeção de US$ 5 trilhões para estimular a economia no mundo, e esses valores vão para a saúde, desemprego e falências. É importantíssimo que uma porcentagem desse montante chegue até nós, Brasileiros. Principalmente, nós do Acre que dependemos exclusivamente de incentivo do governo para fomentar a economia.”. Destacou o professor no bate papo.

Ruan Teixeira- Professor a COVID-19 pode trazer grandes prejuízos para a economia, qual sua visão a respeito desta situação?

Justino Queiroz- Veja que os EUA tiveram 3,283 milhões de pedidos de seguro-desemprego só na semana passada, esse número reflete o impacto da pandemia do coronavírus na maior economia do mundo, e essa ação do G20 já dá um oxigênio. Mas no plano Estadual, eu vejo como muito positiva a suspensão do pagamento da dívida dos Estados. Isso evitaria colocar as contas dos próprios Estados no aparelho respiratório, e com isso, na minha visão, flexibilizaria as ações que devem ser destinadas, neste momento, para o lugar certo.

Ruan Teixeira- e sobre as ações do governo federal, o que o senhor tem a dizer?

Justino Queiroz- O presidente precisa descer do palanque, ouvir e dialogar com os governadores. O Governo Federal se afastou das ONGs, da Sociedade Civil organizada e, neste momento, o que a população brasileira mais necessita/carece, é de políticas públicas efetivas.

Ruan Teixeira- que mensagem o senhor gostaria de deixar aos nossos leitores?

Justino Queiroz- O ódio e a ignorância nunca foram e nunca serão conselheiros de ninguém.

Justino Queiroz é professor e Biólogo, servidor público do estado e foi presidente do Conselho de Diretores das Escolas Públicas do Acre (CODEP).